quarta-feira, 4 de maio de 2016

José Santana é ordenado Diácono Permanente.


Os ritos litúrgicos, mediante os quais foram ordenados os dezenove candidatos, da Diocese de Crato, ao Diaconato Permanente, foi presidido pelo Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, em solene celebração realizada na manhã do sábado, dia 23 de abril, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato – CE. A ordenação contou com a presença de padres, diáconos e centenas de fiéis.
Na homilia, dirigindo-se, de modo especial, aos futuros diáconos, afirmou que estes são chamados a “apontar o crucificado” e a proclamar: Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. É contemplando Cristo, disse o Bispo, que aprendemos a servir, a amar e a dar a vida pelo outro, dando os passos necessários à vida eterna, para que os outros alcancem essa vida em plenitude. Às esposas dos candidatos ao ministério, exortou a manifestar, na vivência cotidiana do lar, toda alegria do amor que brota do sacramento matrimonial, que fortalece a busca da santidade. “Vocês, queridas irmãs, não serão ordenadas, mas serão, sim, convidadas a participar, intimamente, do diaconato permanente de seus esposos. Com eles, descubram a beleza de servir a Igreja na alegria do amor. Também os filhos e familiares devem ser pessoas que mostram o caminho da santidade”. Ao povo, Dom Fernando pediu que, pelas mãos de Nossa Senhora, sejam apresentadas preces para uma frutuosa missão.






José Santana e sua esposa Cristina Fabíola

Rito de ordenação
Sendo realizado na celebração da Santa Missa, o rito de ordenação ao diaconato é constituído de: eleição do candidato, homilia do Bispo, propósito dos eleitos, prece litânica, imposição das mãos e oração consecratória, imposição das vestes diaconais e entrega do livro dos evangelhos.
Os diáconos ordenados pertencem aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Mauriti, Milagres, Brejo Santo, Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Jati e Penaforte.

José Santana Barbosa
Primeiro Diácono Permanente da cidade de Mauriti


Juliana, Gabriel, José Santana, Cristina Fabíola e Mariana
Celebrando ao lado da família
            Fonte: Patrícia Mirelly e fotos de Patrícia Silva.