sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vilas e distritos contemplados com serviço de telefonia e internet.


Os distritos que serão contemplados em Mauriti, nessa primeira etapa são; Anauá, Buritizinho, Coité, Nova Santa Cruz, Palestina do Cariri ( Já funcionando em fase de testes ), São Miguel e Umburanas.
Até o final do ano de 2014, aproximadamente 40 distritos serão cobertos pelo projeto em todo o Ceará. Ainda de acordo com o cronograma, outros 45 distritos terão a nova tecnologia até o dia 28 de fevereiro de 2015. O cronograma segue até novembro de 2016, quando 475 distritos, distribuídos por 145 municípios cearenses, terão serviços de comunicação e dados.
Nessas regiões estão sendo instalados equipamentos compatíveis com a tecnologia 3G – padrão UMTS, semelhante ou superior. O padrão UMTS é a terceira geração dos celulares, oferecendo maior qualidade na telefonia, tarifação adequada, serviços personalizados, facilidade na implementação de novos serviços nessa área e alta capacidade, dentre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Concluída a escavação do Túnel Cuncas I em Mauriti.



 Dia 29/10/2014 - Exato momento do encontro das bocas de entrada do Cuncas I em Mauriti - CE, e o acesso à saída para o município de São José de Piranhas - PB



Na cidade de Mauriti, divisa entre Ceará e Paraíba, o consórcio Construcap/Ferreira Guedes/Toniolo Busnello completou a escavação do maior túnel para transporte de águas da América Latina e a obra está sob fiscalização do consórcio Maubertec/Esteio/LBR.
O túnel Cuncas I, no lote 14 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, do Ministério da Integração Nacional, tem 15 quilômetros de comprimento e está sendo executado com seção transversal composta, retangular na parte inferior, com base de nove metros e paredes de sete metros de altura, e com teto em arco. O túnel liga dois trechos em canal e tem fundo com caimento bastante leve, de 40 centímetros para cada quilômetro de extensão. A água fluirá em conduto livre, sem pressão, com seção molhada na parte retangular, que terá revestimento hidráulico, e seção livre no arco do teto, que terá revestimento de proteção superficial, pois não terá contato direto com a água.
O processo construtivo consistiu na escavação do túnel principal e na abertura de uma janela de trabalho descendente, para que a escavação do túnel principal prosseguisse em quatro frentes distintas. Isto é, além das escavações que partem dos emboques Norte e Sul, um segundo túnel descendente foi escavado para atingir o ponto central do canal principal, de onde partiram outras duas frentes. Os maiores desafios para a topografia estavam nesse túnel descendente, pois tem dois quilômetros de extensão que se desenvolvem em curvas e rampas até o centro do túnel principal, trajeto este que é crítico para a descida das coordenadas.
O processo foi pensado da seguinte forma: do lado de fora do túnel descendente foram implantados dois pontos de partida, a partir dos quais uma poligonal desce até o túnel principal, onde foram determinados os dois pontos de onde partiram as duas frentes de escavação centrais, que iam ao encontro das escavações dos emboques.
Seguem os trabalhos de acabamento desta importante obra que levará água para os estados vizinhos, Paraíba e o Rio Grande no Norte.

Fonte: Maria Rosangela de Sousa, Rodolfo Ferreira, Mundo Geo e Flick.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cidadão de Mauriti encontrado nas ruas de Ouricuri - PE.


Morando nas ruas de Ouricuri há vários dias, Antônio José de Santana, 63 anos, já reencontrou a família depois do belo trabalho do CREAS Municipal em parceria com o de Mauriti, interior do Ceará, terra natal do idoso.
Antônio foi recolhido das ruas e recebeu toda assistência por parte do CREAS Ouricuri. Ele não entrava em contato com a família há muito tempo, e pretendia seguir viagem para o estado da Bahia. Pai de sete filhos, ele havia saído de casa depois que se separou de sua esposa, há 15 anos, e por isso não queria retornar.
Após colher as informações, o CREAS Ouricuri entrou em contato com o de Mauriti para que eles iniciassem uma busca pela família do senhor, onde obtiveram êxito. Os familiares foram encontrados em Palestina, distrito da cidade cearense.
No dia 23 de Outubro, Antônio, já com ótima aparência, e muito bem cuidado, voltou para casa. Uma equipe do CREAS Mauriti veio à Ouricuri busca-lo. Essa foi mais uma excelente ação do CREAS Municipal de Ouricuri, que contou com todo apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Blog do Bruno Morais.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Maria Pia - Filha de Mauriti completa 100 anos.

Nascida em 10 de outubro de 1914, em Mauriti, Maria Pia é a única filha ainda viva de Augusto Leite de Araújo Lima e Maria Carolina de Araújo Lima. Viveu a infância e a adolescência nas fazendas da família, Quixabinha e Descanso, em Mauriti, sempre acompanhada do seu anjo da guarda e sua irmã mais velha, Isolina Augusto de Araújo Lima. Foi a irmã, na verdade, quem ajudou na sua criação, pois a mãe, Carolina, tivera treze filhos, sendo doze nascidos vivos. Na juventude, sempre ajudou na criação e educação de seus sobrinhos e sobrinhas, com carinho e disponibilidade. Estudou até o ensino médio. Em 1953, casou-se com Antônio Gonçalves de Oliveira, aos 39 anos. Daí passou a chamar-se Maria Pia de Araújo Gonçalves. Da união nasceram, como diz ela, suas três joias: Maria Carolina, Maria das Graças e Marta Maria. Passou, então, a lutar para educá-las, contando sempre com o grande apoio do seu irmão, monsenhor Raimundo Augusto de Araújo Lima, falecido em 1992.
Depois do casamento, ficou morando nas fazendas com sua mãe e suas irmãs solteiras, Aurea Augusto e Isolina. Mulher forte e batalhadora, não deixou que as filhas ficassem sem educação. Com o marido Antônio, funcionário dos Correios, foi morar em Santana do Cariri. Lá, as filhas estudaram em escolas públicas e no ginásio da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec). Sempre contaram com seu apoio e incentivo. A educação, para Maria Pia, era o legado que deixaria para as filhas.

Maria Pia de Araújo Gonçalves
As famílias Araújo Lima e Gonçalves se reuniram dia 18 para celebrar uma data significativa: 100 anos de Maria Pia. O reencontro com familiares e amigos foi no Crato, onde ela mora atualmente.
Nestes 100 anos de vida, ela conta e relembra, ainda com muita lucidez, as histórias que viveu em Mauriti, em Santana do Cariri e no Crato.
               Fonte: Diário do Nordeste.