sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Ação de Graças pela Fazenda da Esperança Pe. Cícero.



















  
Loga após a Santa Missa foi feita a bênção do escritório provisório
e assinatura da ordem de serviço para a construção da
Fazenda da Esperança Padre Cícero que atenderá o Cariri e região




Assinaram a ordem de serviço o Sr. Aldisio (Representando a Construser), Dom Fernando Panico (Bispo Diocesano) e o Sr. Evanildo Simão (Prefeito Municipal)
               Fotos: Pascom PICM, Maria Elvira, Evanildo Simão e Felizardo Barbosa.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Espaço Nordeste de Mauriti recebe exposição Bem do Brasil.



Com a ideia de levar o espectador a compartilhar, refletir e valorizar o patrimônio cultural brasileiro em suas múltiplas expressões materiais e simbólicas, a exposição itinerante Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico chega a Mauriti, no próximo dia 22 de agosto.
A mostra do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) traz peças de várias regiões do país como violas-de-cocho de Mato Grosso, tambores da Crioula do Maranhão, oratórios mineiros e baianos, imagens de reis, santas e santos de igrejas de Pernambuco e do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão (SE), esculturas das Missões Jesuítico-Guaranis no Rio Grande do Sul entre outras.
Também poderão ser conferidos os ex-votos de romeiros do Ceará e Bahia, cajados de pais de santo, cerâmicas indígenas do Espírito Santo, carrancas do Velho Chico, cabeça de Boi Tinga do Pará, máscaras de Cavalhadas de Goiás, bonecos do Jequitinhonha, o jongo do Rio de Janeiro, cerâmicas e cabeças de ex-votos de procedências diversas.
Com curadoria de Lauro Cavalcanti, diretor do Centro Cultural Paço Imperial, design de Victor Burton e patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as obras estão apresentadas em pinturas, gravuras e esculturas, além de filmes e fotografias.

Fonte: IPHAN e Cadernos do Patrimônio.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mauriti firme no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.


Seis municípios do Ceará aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da modalidade de Compra com Doação Simultânea para execução no decorrer do segundo semestre deste ano. São eles: Acopiara, Baturité, Mauriti, Senador Pompeu, Sobral e Viçosa do Ceará. No total, o Estado tem 31cidades que executam o PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em 2014.
Houve mudanças recentes no Programa, com o objetivo de facilitar o pagamento aos produtores da agricultura familiar e assegurar qualidade dos gêneros fornecidos. Os municípios precisam se adequar às novas exigências do PAA. As mudanças deixaram muitas cidades de fora e 25 municípios ainda estão operacionalizando os recursos referentes à adesão ocorrida em janeiro passado, antes das mudanças.
Os valores liberados para cada município variam de acordo com o número de agricultores familiares cadastrados. Entretanto, há um limite máximo para cada núcleo familiar que é de R$ 5,5 mil por ano.
A partir das mudanças implantadas, o pagamento agora é feito diretamente aos agricultores familiares, por meio de cartão bancário, e não há a necessidade de repasse de recursos para estados e municípios.

Informatização
O novo termo de adesão substitui os convênios permite que estado e município executem as ações de maneira mais simples e ágil. Além disso, o acompanhamento e o monitoramento das ações são realizados por meio de um sistema informatizado, coordenado pela Prefeitura.


               Fonte: Honório Barbosa com fotos de Maria Lecina Soares de Olivera e Web.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Encerramento da festa do Coração de Maria.

Distrito de São Félix celebra o último dia 
da festa do Sagrado Coração de Maria











Diácono Damião, Chiquinho da Mãe Rainha, Padre Fernandes e Frei Nilton
               Fotos: Chiquinho da Mãe Rainha.