sábado, 3 de maio de 2014

Rumo ao Centenário da Aliança de Amor.

Chiquinho da Mãe Rainha - Coordenador Geral do Movimento
 Encontro paroquial de formação para a coordenação no Santuário da Mãe Rainha.





 Ao final a Celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Fernandes, pároco de Mauriti.






HISTÓRIA DO SANTUÁRIO - LAR - PAROQUIAL

O Movimento Apostólico de Schoenstatt iniciou em nosso Município de Mauriti em 1988.
O primeiro grupo de família foi fundado no Sitio Canabravinha de Palestina, hoje pertencente à Paróquia do Coração de Jesus da Palestina. A Senhora Maria Alacoque Vasques Landim, esposa de seu Chico Vasques, conheceu o Movimento da Mãe Rainha em Recife-Pe, em 1986. No momento ela fez uma prece a Mãe Rainha em favor de sua filha Agacinete Vasques (professora Neta), obtida a graça alcançada Alacoque iniciou a preparação de moradores do sitio Canabravinha para formar o primeiro grupo de 30 famílias.
Com a devida licença do Padre João Bosco de Lima, no inicio de agosto do ano de 1988 chegou à primeira imagem da Mãe Rainha, vinda do Santuário de Santa Maria - RS.
No dia 15 de agosto de 1988 foi feito o envio da imagem na comunidade de canabravinha, assim iniciou o 1º grupo da Mãe Rainha em nossa paróquia de Mauriti.
Passando alguns anos, dona Alacoque passou a morar na cidade de Mauriti. Chegando à Cidade dona Alacoque reuniu algumas amigas e iniciou outros grupos de Família na cidade, lembramos aqui de Dona Naninha esposa de Arari Sobral, Rita Nóbrega, Terezinha Pimenta, Socorro de Domingos Maranhão, Socorro de Nil Bezerra e outras.
Mas somente em 1995 foram formados grupos nos Distritos e sítios sendo Palestina e Buritizinho os primeiros. Em 1998 foi feito o envio de cinco imagens para o Distrito de São Miguel sendo que a imagem de número 27.135 foi para a comunidade do Gravatazinho e Olho D água Pequeno sendo seu missionário Francisco Alves de Souza, o envio aconteceu na Capela de São Miguel no dia 18 de julho de 1998. Com a extensão do Movimento em todo Município, no ano de 2000 foi criado os coordenadores de comunidade, em 2001. Dona Alacoque passou a coordenação do Movimento para Maria de Fátima Medeiros Martins (professora tia Fia). Em 2009 a coordenação do Movimento passa para o casal Naldo Bento e Monica.
Hoje o Movimento da Mãe Peregrina está presente a 80 de nossas Comunidades, com 200 grupos de 30 famílias e outras 11 organizações (Campanha da Mãe Peregrina infanto-juvenil, Terço dos Homens-Mãe Rainha, Missão Jovem de Schoenstatt, Terço da Juventude de Schoenstatt, Filhas Heróicas da Mãe Rainha, Circulo Externo de Adoração, Guardas Nobres do Santuário, Devotos do Padre José Kentenich, Campanha dos Devotos da Mãe Rainha, Apostolado dos Enfermos de Schoenstatt e Pastoral da Acolhida o Santuário), sendo o terço dos Homens o mais expressivo com 36 Grupos. Em 2000 Dona Alacoque idealizou a necessidade de termos em nossa Paróquia o Santuário dedicado a Mãe Rainha, em primeira estância pensou se deveria ser na Canabravinha, mas depois com a orientação do Padre Paulo Lemos foi decidiu-se pelo sitio Gravatazinho porque lá já existia uma capela dedicada a Mãe Rainha. Então somando esforços de todos os membros do movimento com a ajuda do Padre Paulo Lemos e depois o Padre Antonio Luiz do Nascimento o Santuário Paroquial foi Inaugurado em 18 de julho de 2007 pelo Bispo Diocesano do Crato, Dom Fernando Panico, já sobre a coordenação de Fia de Dada Martins. Hoje o Santuário Paroquial da Mãe Rainha no Gravatazinho é o Centro de Fé e Missão com uma Romaria expressiva, sendo no mês de Julho por ocasião do aniversario da inauguração do Santuário, acontece uma grande Romaria com devotos vindos de todas as comunidades do município e das cidades e dioceses vizinhas.

AGENDA DO SANTUÁRIO

Todos os dias 18 de cada mês
Às 16h, o Terço dos Homens - Mãe Rainha
Às 17h, a Santa Missa da Aliança de Amor

Adoração do Santíssimo Sacramento

4º Domingo de cada mês das 06h às 18h
Resp: Todos os membros do movimento
1º Quinta-feira de cada mês das 06h às 18h
Resp: Circulo Externo de Adoração

               Fonte: Pascom.

Romaria dos ciclistas de Mauriti ao Gravatazinho.






 Santuário Lar Paroquial da Mãe Rainha


               Fonte: Chiquinho da Mãe Rainha.

Concurso Mister Rodeio Brasil e Musa do Rodeio Nacional.

Tassi Carvalho (30) e Luiz Otávio Santos (24) foram os selecionados para representar o estado de São Paulo no Concurso Mister Rodeio Brasil & Musa do Rodeio Nacional 2014. O evento acontecerá em Barretos (SP), de 31 de julho a 3 de agosto com produção de MF Comunicação & Eventos.
A Musa do Rodeio Paulista 2014 tem 30 anos. Nasceu em Piracicaba (SP) e atualmente vive em Ribeirão Preto onde trabalha como modelo e promotora de eventos. Ela tem 1,70m e 57 kg.
Natural de Uberlândia (MG) e também residente em Ribeirão Preto (SP), o Mister Rodeio São Paulo tem 24 anos. É personal trainer e dançarino. Tem 1,91m e 98 kg.
Os demais estados também estão selecionando seus casais. No dia 22 de março, Goiás conheceu seus representantes eleitos no concurso que aconteceu na cidade de Piracanjuba. Em maio será a vez de Roraima (em Boa Vista), Ceará (em Mauriti) e o Rio de Janeiro. Minas Gerais elegerá seu casal no dia 21 de junho, na cidade de Luz. Os demais estados estão agendando suas seletivas e concursos.
Lucas Bóvi e Ingrid Irano são os atuais Mister Rodeio Brasil e Musa do Rodeio Nacional.

Fonte: OPS.

I Ciclo Sesc no Dia do Trabalhador em Mauriti.















O Ciclo SESC é realizado há mais de 19 anos, em vários municípios cearenses e pela primeira vez chega a Mauriti mobilizando não só homens adultos, como também mulheres e crianças numa verdadeira interação familiar na busca pela melhoria da saúde com ajuda das práticas esportivas.
O evento desse ano foi focado na sustentabilidade ambiental e contou com a presença do vice–prefeito Dr. Erico e do Secretário de Esportes Fabrício Braga. Em Mauriti o percurso foi de 6 km e percorreu diversas ruas da cidade.
Na chegada na praça da matriz houve sorteio de brindes doados por Paulão, empresário do ramo do ciclismo e também de uma bicicleta doada pelo SESC.

Fonte: Raquel Linhares.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Maria - Senhora e Mãe de todos nós...


Para quem não conhece a nossa região, 
de onde a imagem mais explorada é a da seca... 
é assim que a mãe natureza recepciona à Maria, 
na chegada do mês das Mães.






















               Fotos: Vicente Josafá.