sábado, 29 de março de 2014

Mauriti nos planos por um Ceará cada vez mais forte.












O futuro da política nacional do Partido dos Trabalhadores, 
onde nosso Mauriti e todo o Cariri, 
estarão unidos em torno de um Ceará cada vez mais forte.

              Fotos: José Guimarães e Evanildo Simão.

Mauriti sempre batendo forte nos corações...








A FAMA (Filhos e Amigos de Mauriti), em comemoração aos seus 10 anos de existência, reuniu filhos e amigos de Mauriti para uma Feijoada com animação de grupo de samba e pagode.
Foi mais uma oportunidade para congraçamento de conterrâneos e amigos, fora do período dos eventos de Carnaval, Semana Santa, São João, Festa do Município e Festa da Padroeira.

               Fonte: Seu Leledo e Memória Mauriti.

sexta-feira, 28 de março de 2014

E.E.F. João Leite da Silva rumo a Bienal do Livro...







Os critérios foram rigorosos e obedeceram a uma sequencia, devidamente planejada pela CREDE, através da CECOM e que tinham como objetivo, detalhar minuciosamente cada projeto enviado pelos municípios participantes, dentre eles:
• Dinâmica de Apresentação;
• Criatividade e Originalidade do Projeto;
• Abrangência do Projeto no que se refere aos níveis de ensino;
• Foco no incentivo ao gosto pela leitura;
• Dinamização das Coleções PAIC, PROSA e POESIA;
• Constância do Projeto;
• Produto Final do Projeto (resultado).
Segundo os critérios citados e que nortearam a comissão de avaliação de todos os projetos enviados pelos municípios, somente dois foram aprovados. Um deles foi o projeto enviado por Mauriti, intitulado, “Carroteca”.
Os trabalhos vencedores da próxima etapa na 1ª Amostra de Projetos de Literatura e Leitura do PAIC e PAIC+5, que será em Fortaleza, serão apresentados na Bienal do Livro em dezembro.
“Bem amigos o motivo de tanta felicidade é que o nosso projeto de leitura CARROTECA, da E.E.F. João Leite da Silva que foi escolhido pela secretaria de Educação de Mauriti pra lhe representar na amostra de projetos em Brejo Santo (Crede 20) dia 21 de março também foi escolhido para representar a Crede em Fortaleza. Trabalho em equipe é isso... parabéns a todos da Escola João leite da Silva. Quero agradecer a todos pelo empenho em fazer desse projeto um divisor de águas na vida dos nossos alunos a cada professor, funcionário, aluno e pai, por que todos de alguma forma contribuíram para o nosso projeto, em especial ao meu amigo e coordenador Laércio Martins pela iniciativa e andamento do projeto acima citado. Parabéns pra nós e vamos rumo a vitoria em Fortaleza com muita fé e humildade como sempre fazemos.”

Fonte: Cristina Silva Ananias – Diretora e Web.

Chuvas aumentam nível de água na Bacia do Salgado.

Galeria do açude Quixabinha em Mauriti
Os 144 açudes ligados as 12 bacias hidrográficas do estado do Ceará, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), estão com 29,91% de água. No Cariri, a Bacia do Salgado, que compreende 15 reservatórios, está com 24,69%. As chuvas caídas nos meses de janeiro e fevereiro proporcionaram aumento de 4% em seu volume, o que representa um adicional de 21 milhões de metros cúbicos no produto.
Embora o número seja considerado pequeno pelo gerente regional do Órgão, Yarley Brito, ele é importante para o sistema de recarga da Bacia, que continua abaixo de seu potencial hídrico. Segundo dados da Cogerh, o açude Thomaz Osterne, em Crato, saiu de 6,68% de sua capacidade para 10,46%.
O Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte, passou de 13,99% para 14,62%. O açude Atalho, em Brejo Santo, foi o que menos recebeu água este ano, permanecendo em situação crítica com apenas 5,89%.
O Cachoeira, em Aurora, despontou de 28,20% de seu volume de água para 28,65%. O Quixabinha, em Mauriti, subiu de 7,50% para 8,21 %. Em todo o sistema, o São Domingos, em Caririaçu, é considerado o quadro mais preocupante. Este ano, o seu volume encontrava-se em 5,34% e, agora, está com 6,22%, comprometendo o abastecimento da cidade.

Açude Quixabinha
               Fonte: Jornal do Cariri.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Direitos e deveres do cidadão...

 DETRAN e Polícia Rodoviária Estadual realizam blitz no município de Mauriti e dezenas de motos são recolhidas à regional de Juazeiro do Norte


               Fonte: Facebook.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Capacitação para os Agentes do DEMUTRAN.


Teve início na noite de terça-feira (18), na biblioteca do Centro Educacional de Mauriti, o Curso de Examinador de Trânsito que será realizado até o dia 27 de março, capacitando os agentes de trânsito do município para desenvolverem atividades de examinador e educador.
No curso com duração de dez dias, serão estudadas dez disciplinas. Cada agente recebeu seu material de apoio, e o mesmo terá uma carga horária de 95 horas aulas.
Cerca de 20 profissionais participam, abordando os temas Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Ética e Cidadania, Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania, Medicina de Trânsito, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, Noções de Engenharia de Trânsito, Mecânica Básica e Manutenção de Veículos, Noções de Psicologia de Trânsito, Psicologia Aplicada a Segurança de Trânsito, Técnica de Ensino e Didática, Orientação Educacional, Práticas de Direção e Técnicas de Avaliação.

Fonte: Raquel Linhares.

Novos investimentos na região do Cariri.

Mauriti conta com agência do Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
Mauriti em breve contará com uma nova agência de banco para facilitar a vida dos agricultores, micro e pequenos empresários que hoje já utilizam os serviços do Crediamigo para ampliarem os seus negócios.
Segundo a superintendência do banco, o Cariri é uma região importante no aspecto econômico e vem crescendo cada vez mais. “O BNB está expandindo sua rede de agências para poder atender melhor o Cariri e fazer parte de forma mais concreta do crescimento da região”, sendo que a ultima agência inaugurada pelo referido banco foi em janeiro de 2013 no município de Barbalha.

               Fonte: Web News com foto de Elizângela Santos.

domingo, 23 de março de 2014

Kaio Yuri entra em campo pelo ICASA.

 Grande atleta mauritiense é um dos destaques do Verdão do Cariri 
e joga defendendo a equipe com talento e determinação.

               Fonte: Beto Oliveira e Kaio Mauriti.