sábado, 22 de março de 2014

Próximo à Serra do Poço - Barragem dos Porcos.









Contam os mais velhos que há muitos anos nossa região sofreu uma terrível seca e as pessoas, principalmente da zona rural, sofriam muito com a falta de água potável.
Agumercindo, morador da região, subiu a serra em busca de uns animais quando se deparou com umas abelhas que vinham da direção de uma moita bem verdinha no meio daquela vegetação completamente seca. Ficou admirado e marcou aquele lugar na memória.
Intrigado com o fato, no dia seguinte voltou e com uma roçadeira cortou a moita e vendo que o chão estava úmido, cavou e limpou um buraco na pedra em formato de panela que em pouco tempo se encheu de água limpa e cristalina.
Foi em casa e pegou o galão, encheu os potes e sempre que voltava a mina já se encontrava transbordando.
O olho d’água passou a servir a todos da região e o lugar ficou sendo conhecido como a Serra do Poço, o olho d’água de Agumercindo.
Se você tiver mais informações sobre esse fato participe comentando...

Vista da Serra do Poço - Divisa entre Mauriti e Brejo Santo
               Fotos: Otacian Jacó.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Roger - Um dos grandes nomes do graffiti nacional.


Foram aproximadamente 30 nomes do graffiti brasileiro, 20 locais e da Alemanha o Milosz Zmiejewski (Captain Borderline Crew), que estiveram reunidos em Recife para um dos maiores eventos do calendário nacional, dentre outros grafiteiros(as) que participaram do evento esteve o filho de Mauriti, um dos melhores do Brasil, o amigo Roger Grangeiro.
Há 3 anos, o festival cria temáticas para as edições que geram o conceito do evento e interagem com os artistas convidados e o público presente. Em sua sexta edição, o Recifusion fez uma homenagem à um ícone do graffiti pernambucano que faleceu recentemente: João Paulo de Morais.
JOPA (como era conhecido na cena), residia em Olinda e é considerando um dos artistas com mais graffitis em toda região metropolitana do Recife. Adepto ao estilo mais expressivo da linguagem do graffiti – o Bombing – fez parte da Crew AEO (Arte Expressa Olindense) e marcou vários pontos da cidade com a personificação dessa sigla.
A “Culminância Multicultural” aconteceu nos dias acima citados, na Praça da Várzea, bairro que se tornou pólo de manifestações culturais e ponto de encontro de grandes artistas.






               Fonte: Recifusion.

Segunda vara do trabalho do Cariri.



A segunda vara do trabalho da região do Cariri, em Juazeiro do Norte, possui uma nova juíza titular. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/CE), desembargadora Roseli Alencar, empossou, na sexta-feira (14/3), a juíza do trabalho Cristiane Diógenes como titular da unidade. A magistrada foi promovida pelo critério de merecimento em vaga decorrente da promoção do desembargador Durval César de Vasconcelos Maia.
Durante a cerimônia de posse, a desembargadora Roseli Alencar ressaltou o excelente trabalho desenvolvido pela magistrada desde sua chega à Justiça do Trabalho cearense, em novembro de 2006. Natural de Fortaleza, Cristiane Diógenes ingressou na magistratura como juíza substituta no TRT do Maranhão, em setembro de 2004.
Além de Juazeiro do Norte, a juíza vai solucionar conflitos trabalhistas dos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Santana do Cariri e Salitre.

Fonte: TRT/CE.

35 ambulâncias para o SAMU no Cariri.





O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, fazem nesta quinta-feira, às 9h30min, no Palácio da Abolição, a entrega de 35 ambulâncias a 23 municípios integrantes do Polo III do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará).
Serão entregues quatro Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis) e 31 Unidades de Suporte Básico, 25 delas com tração 4x4. O SAMU 192 - Ceará Polo III, com base operacional em Juazeiro do Norte, é formado por 49 municípios da Macrorregião de Saúde do Cariri e da região de Saúde de Tauá, garantindo cobertura à população de 1.516.626 habitantes. O serviço começou a operar durante a Operação Carnaval, em Juazeiro do Norte, com quatro ambulâncias e uma UTI móvel.
O SAMU 192 integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias e o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção, pagamento formação dos profissionais e a aquisição de material médico hospitalar. Os municípios são responsáveis pelas bases de apoio onde ficam as ambulâncias. Com as 35 ambulâncias que serão entregues, o Polo III do SAMU 192 vai operar com mais da metade da frota prevista, de 65 veículos, sendo nove UTIs móveis e 56 unidades básicas. A liberação das 30 ambulâncias restantes pelo Ministério da Saúde ocorrerá na proporção em que os municípios liberarem os imóveis que servem de base de apoio do serviço.
O SAMU 192 também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Procissão de encerramento saindo da Matriz à Capela.
















               Fotos: Djalma Júnior, Maria Elvira e Facebook.

Ordenação Sacerdotal de João Nilson Dantas Barbosa.



















               Fotos: Dilinda Soares, Djalma Júnior e Édna Cirilo.
Dia 15 de março na paróquia da Imaculada Conceição de Mauriti, recebemos com muita alegria, mais um filho da terra ordenado ao serviço de reino.