sábado, 15 de março de 2014

A PROEX inicia em Mauriti a coleta seletiva nos bairros.

O município começará a implantar a Coleta Seletiva e a auxiliar na formação de Associação de Reciclagem, capacitando os recicladores e ofertando estrutura para desenvolver as atividades; e integrar os bens e serviços visando eficácia e eficiência de gestão dos resíduos sólidos.
A tecnóloga em Saneamento Ambiental, Nathália Cruz, frisou a importância de todos ficarem atentos aos dias e horários da coleta convencional e da coleta seletiva e anunciou que o calendário ficou assim:

Coleta Convencional:

• Segunda–feira
Manhã: MARCONDES, SERRINHA, POPULARES, ACONCHEGO, VILA SENHORA SANTANA, CENTRO E AVENIDAS. Tarde: AVENIDAS, CENTRO, COMERCIO, UMBURANAS E PALESTINAS.
• Terça–feira
Manhã: BELA VISTA 1 E 2, BARROZÃO 1 E 2, NOVO MAURITI, DANTAS, VILA FÁTIMA E AV. SENHOR MARTINS. Tarde: AVENIDAS, CENTRO E COMÉRCIO.
Quarta–feira
Manhã: BURITIZINHO, UMBURANAS, PALESTINA, SÃO MIGUEL, CORTUME E LAGOA FUNDA. Tarde: AVENIDAS, CENTRO E COMÉRCIO, SÃO MIGUEL, CORTUME E LAGOA FUNDA.
• Quinta–feira
Manhã: MARCONDES, SERRINHA, POPULARES, ACONCHEGO E VILA SENHORA SANTANA. Tarde: AVENIDAS, CENTRO, COMÉRCIO, UMBURANAS E PALESTINA.
• Sexta–feira
Manhã: BELA VISTA 1 E 2, BARROZÃO 1 E 2, NOVO MAURITI, DANTAS,VILA FÁTIMA E AV. SENHOR MARTINS. Tarde: AVENIDAS, CENTRO E COMÉRCIO.
• Sábado
Manhã: CENTRO, COMÉRCIO E AVENIDAS.

COLETA SELETIVA

Segunda–feira nos bairros Serrinha, Novo Mauriti, Dantas e Centro.
Quinta e sexta-feira em toda a cidade sempre no horário da tarde.

Fonte: Nathália Cruz.


quinta-feira, 13 de março de 2014

EDUCAÇÃO - Aluno da E.E.M. André Cartaxo em destaque.

O aluno José Carlos Lourenço Rocha obteve a 3ª maior nota da 20ª CREDE/SEDUC-CE. É exemplo para todos os colegas. Foi ganhador de um notebook no SPAECE 2012 e com sua pontuação no ENEM 2013, na 1ª chamada do SISU foi aprovado para Ciências da Computação na UFPB em Rio Pinto-PB. Na segunda chamada passou para UFC – Universidade Federal do Ceará de Juazeiro do Norte-CE no curso de Engenharia Civil, seu grande sonho e começará a cursar no segundo semestre deste ano.
Além disso, ganhou bolsa integral pelo PROUNI na 1ª chamada na FAP – Faculdade Paraiso, para o curso Sistemas de Informação.
Todas essas aprovações são resultados de sua dedicação e empenho.

Parabéns José Carlos e E.E.M. André Cartaxo.

Fonte: Ana Narah Braga.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Com alimentos da agricultura familiar...

Setor de distribuição - Mauriti
Merenda escolar ganha em qualidade.

Com forte peso na economia, a agricultura brasileira teve 43,1% de participação nas exportações no ano passado e agora em 2014 o Brasil celebra uma década do programa de segurança alimentar baseado na aquisição de produtos da agricultura familiar.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi projetado em 2003, no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para estimular a compra de produtos dos assentamentos e das comunidades tradicionais, como os povos indígenas e quilombolas.
Em sua primeira década, o PAA registrou R$ 5,3 bilhões em investimentos e 4 milhões de toneladas de alimentos adquiridos até hoje, em um processo que não exige licitação, aplica os valores médios do mercado e se destaca principalmente nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
A partir de 2009, o PAA foi incorporado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê que estados e prefeituras adquiram 30% de alimentos da merenda escolar da agricultura familiar, com prioridade para produtos orgânicos.
Mauriti adotou o programa e tem dado prioridade para que o alimento venha de produtores rurais do município e que sejam orgânicos. Existe um entendimento de que esse produto é mais saudável.










               Fonte: MST e Cristina Silva Ananias ( E.E.F. João Leite da Silva ).

domingo, 9 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher.

     Cinco ex-vereadoras do município de Mauriti foram homenageadas pela Câmara Municipal na sessão ordinária realizada nesta sexta-feira (7). A iniciativa pioneira da mesa diretora estendeu as homenagens ainda às três atuais parlamentares em razão da passagem do Dia Internacional da Mulher.
Para o presidente da Câmara, o Vereador Mano Morais, a homenagem é importante porque “muitas destas mulheres deixava a sua família para cuidar de uma família ainda maior que era a população do município”. Para ele, as mulheres estão adquirindo espaço na política local o que é absolutamente positivo.
Foram homenageadas com placas de reconhecimento e agradecimento as ex-vereadoras Maria do Socorro Sevirino Oliveira, Maria Edvanira L. Cartaxo, Maria Iraci Lima Gomes, Maria Lucimar de Sousa e Maria Eugênia L. de Oliveira.
Na ocasião ainda foram homenageadas as atuais vereadoras da Câmara Municipal de Mauriti: Evânia Cartaxo, Celminha e Lucas Moura.





               Fonte: Câmara Municipal de Mauriti.