terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Núcleo de Formação e Desenvolvimento dos Adolescentes.


Mauriti deu mais um passo na luta pela participação democrática dos adolescentes mauritienses. Como prova dessa realidade, a comissão provisória do Projeto NUCA realizou no dia 11 de fevereiro um encontro para conhecimento e oficialização do projeto junto aos adolescentes.
O Núcleo de Formação e Desenvolvimento dos Adolescentes é um movimento feito por adolescentes, que está sendo criado em vários municípios das regiões trabalhadas e estimuladas pela coordenadoria do Selo UNICEF, através da orientação do Instituto de Juventude Contemporânea.
Durante o encontro, os adolescentes fizeram o planejamento e escolheram os coordenadores. Dentre as atividades realizadas também foi escolhido o tema social de vulnerabilidade do grupo, onde o mesmo definiu "Drogas" para ser trabalhado na construção de uma prevenção ao uso e ainda escolheram a música e a bandeira de luta assumida pelo grupo.

Fonte: Selo UNICEF.

C.E.I. Pe. Argemiro do Novo Mauriti com a arte de Roger.









               Fonte: Roger Grangeiro.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Empresário confirma investimentos no comércio local.


O Prefeito Evanildo Simão recebeu o empresário Zenir e seu filho Alex que anunciaram abertura da sua mais nova loja e investimentos na ordem de 10 milhões de reais. A loja ficará na rua Chagas Sampaio, próximo à praça Gersa Alencar, no centro comercial de Mauriti.

          Fonte: Governo Municipal. 

Residência Universitária entregue aos alunos da URCA.


Num clima festa, foi realizada entrega da Residência Universitária da Universidade Regional do Cariri (URCA). A solenidade informal aconteceu durante reunião, com a presença da Pró-Reitora da Assuntos Estudantis, Professora Cileide Araújo, e os próprios alunos que já ocupam as dependências da Residência. O novo equipamento, que ainda tem data de inauguração oficial a ser marcada, está localizado no campus do Pimenta II, em Crato.
Resultado de uma luta histórica dos alunos e da Administração da URCA,  a Residência Universitária conta com 74 estudantes (35 mulheres e 39 homens) de vários cursos, cidades da região e interior de estados vizinhos. Foram eleitos também os coordenadores do local, que são os próprios alunos. O do setor masculino é o estudante do curso de Ciências Econômicas, Anderson Avelino Lopes, da cidade de Araripe, tendo como suplente Artur Roberto Freitas, do curso de Geografia, da cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. No setor feminino, foi eleita como coordenadora, a aluna Lúcia Maria de Sousa, do curso de História. Ela é da cidade de Mauriti – Ce. Na suplência, ficou Joana Dalvanir Ferreira, da cidade de Farias Brito.
A Residência Universitária foi totalmente mobiliada e adequada aos alunos, com sala de estudo, sala de televisão, quartos com beliches, armários, frigobar e ventilador. Estão fazendo parte do espaço alunos das cidades de Mauriti, Farias Brito, Santana do Cariri, Tauá, Araripe, Abaiara, Aurora, Porteiras, Barro, Assaré, Missão Velha, Tarrafas, Barro Jardim, Brejo Santo, Cedro, Várzea Alegre, Campos Sales, Lavras da Mangabeira, Ipu e Ipaumirim. Do Estado do Pernambuco, estão inseridos alunos das cidades de Granito, Exu, Moreilândia, e do Piauí, cidades como Pio IX.
Entre os principais critérios de seleção dos alunos, o nível socioeconômico, além da distância da residência familiar. Os alunos também são beneficiados com as refeições diárias, de segunda à sexta-feira, oferecidas pelo Restaurante Universitário da URCA, de R$ 0,80, que atualmente está concedendo 1.500 refeições.

Fonte: URCA.