sábado, 25 de janeiro de 2014

Praça Pe. Cícero é reinaugurada em Mauriti.








 Prefeito Evanildo Simão com a Miss Mauriti 2013 Gleydianne Gondim

Claúdia Fernanda e o ex-prefeito Isaac Júnior ao lado de Maria do Espírito Santo

               Fotos: Ronaldo Paulino e Evanildo Simão.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mauriti recebe equipamentos do PAC 2.


O Governo Federal entrega nesta sexta-feira (24) as primeiras pás carregadeiras aos municípios cearenses. Com mais este equipamento, as prefeituras de até 50 mil habitantes, selecionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terão mais autonomia no cuidado das estradas que ligam o campo às cidades, as chamadas estradas vicinais. A doação das máquinas será realizada no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza (CE), a partir das 10h.
Ao todo, serão entregues 80 equipamentos, sendo 30 caminhões-caçamba, 18 caminhões-pipa e 32 pás carregadeiras, para 79 municípios. Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado, Francisco Sombra, com mais esta entrega, o estado soma 650 máquinas doadas. “No Ceará, temos 181 municípios selecionados pelo PAC. Já universalizamos a doação das retroescavadeiras e agora estamos completando a entrega dos demais equipamentos”, explica.
Para a compra das máquinas, foram investidos mais de R$ 22,5 milhões – um benefício para 197 mil famílias de trabalhadores rurais. “Com esta ação, estamos reduzindo o atraso dos municípios do interior do País. Além das estradas, possibilitamos a chegada de caminhões-pipa a regiões distantes no Semiárido brasileiro. Se as estradas melhorarem, os produtos da agricultura familiar chegam com mais qualidade e com melhor preço”, explica Sombra.
Ainda neste primeiro semestre de 2014 serão entregues no estado mais 249 equipamentos (duas motoniveladoras, 41 caminhões-caçamba, 59 caminhões-pipa e 147 pás carregadeiras).

Lista de municípios selecionados para a entrega
Acaraú, Acopiara, Alcântaras, Alto Santo, Amontada, Apuiarés, Ararenda, Aratuba, Banabuiu, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Carire, Carnaubal, Catarina, Choro, Coreau, Crateús, Cruz, Deputado Irapuan Pinheir, Graça, Granja, Icapuí, Icó, Iguatu, Independencia, Ipaporanga, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Madalena, Marco, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milhã, Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Mucambo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Palhano, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Quixadá, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Russas, Santa Quiteria, Santana do Cariri, São Benedito, Sobral, Tarrafas, Tauá, Tianguá, Umari, Umirim, Uruburetama, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Fonte: MDA.

Compartilhe o que é mais precioso - VIDA!

O Hemoce estará em Mauriti
Sexta-feira dia 31 de janeiro de 2014
das 8 às 15 horas no Hospital Municipal e Maternidade São José

         Fonte: Sinara Dantas.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mulher mais idosa do Ceará é de Mauriti.


A mulher mais idosa do Ceará é da região do Cariri e completa nesta quarta-feira 112 anos de idade. A aposentada Maria Erundina da Conceição, chamada carinhosamente de Mãe Deru, nasceu no dia 22 de janeiro de 1902, no Distrito de Nova Santa Cruz no município de Mauriti. Atualmente, reside na Rua Benjamin Constant (Bairro Populares) naquele município, com um filho, a nora e oito netos. A lucidez ainda está presente, mas a idade não a deixa mais caminhar sozinha e a visão está um pouco prejudicada.
A memória traz a tona momentos diversos de encontros com o Padre Cícero com quem até chegou a se confessar. Quando o sacerdote morreu no ano de 1934 em Juazeiro, Mãe Deru já contava com 32 anos e esteve no sepultamento. Recorda ainda ter dormido três noites dentro do mato junto a familiares com medo de Lampião e do tempo dos coronéis. Ela era agricultura e conta que criou os oito filhos “no Cabo do Frei Jorge” como costumam apelidar a enxada e se referindo ao trabalho intenso na roça após ficar viúva.
O aniversário de 110 anos foi comemorado com muito bolo e refrigerante e, na época, morava em Brejo Santo quando seu filho, depois, decidiu retornar a Mauriti. Ela é, também, bastante conhecida como “Dona Senhorinha” e faz questão de mostrar a certidão de nascimento quando lhe perguntam a idade. Segundo a médica do Programa Saúde da Família (PSF), Mãe Deru não usa nenhuma medicação de uso contínuo. “A gente só observa com certa regularidade o estado dela e a questão nutricional", diz.
Em resumo, a mulher mais idosa do Ceará tem uma saúde excelente para a idade dela. Para se ter uma idéia, Mauriti tinha apenas 12 anos da primeira emancipação política com o nome de Buriti Grande quando Mãe Deru nasceu. Agora, aos 112 anos, a aposentada lembrar ter sofrido muito como agricultora para criar os filhos e, ainda hoje, tem dificuldades para sobreviver com o salário da aposentadoria. Ela mora com o filho mais novo, Antônio Nicolau, que é conhecido por “Canjica”.

Fonte: Demontier Tenório e fotos de Juliane Soares.

As belezas naturais encontradas no sítio Solta.






               Fotos: Alacoque Viana.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Mauriti concede transporte gratuito aos universitários.

Por unanimidade de votos, a Câmara Municipal de Mauriti aprovou nesta sexta-feira (17), em sessão extraordinária, sete matérias encaminhadas pelo Poder Executivo.
Entre elas, duas merecem destaque maior: a que municipaliza o Hospital e Maternidade São José e a que autoriza o Poder Executivo Municipal a utilizar os veículos do transporte escolar municipal para o transporte de estudantes da zona urbana e, bem como, para estudantes do ensino superior.
Segundo a matéria, serão beneficiados os estudantes até o limite máximo dos veículos designados, não sendo possível a autorização de passageiros que não estejam sentados.
Os universitários beneficiados serão escolhidos mediante os seguintes critérios: I – estudantes de instituição de ensino superior pública; II – estudantes de instituição de ensino superior privada cujos pais sejam beneficiários do programa Bolsa Família e, III – estudantes de instituição de ensino superior beneficiados pelo PROUNI ou FIES.

Fonte: Som da Terra.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Ministro da Integração visita obras em Mauriti e região.


O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visitará o Ceará no dia 30 de janeiro para avaliar as obras da transposição do Rio São Francisco. A presidente Dilma Rousseff não fará a mesma visita, porque tem agenda programada na data para participar do Fórum de Economia na Suíça.
Segundo Teixeira, as obras seguem com normalidade, mas a visita é importante para conferir o que está programado. Ele também deve percorrer as obras da transposição em municípios do interior do Ceará, como Jati, Brejo Santo e Mauriti. “Nós ainda vamos definir o cronograma das visitas às obras de transposição no Estado, que também se estende às que estão sendo feitas em Pernambuco”, informa.

CHUVAS
O ministro da Integração Nacional esteve em Quixadá, no último fim de semana, acompanhando a reunião dos “Profetas da Chuva” que fazem, ano a ano, a previsão sobre o período de chuvas no Ceará com base na observação do comportamento da natureza.
No encontro, a metade dos profetas previu período irregular e a outra parte afirmou que terá inverno, embora fraco.
Segundo disse, até o momento, há dúvida sobre a possibilidade de chuvas no Ceará, portanto, a população deve evitar desperdício de água. “É preciso que a população cearense, e a nordestina também, adquiram a cultura da economia da água, porque estamos em uma situação semiárida e a água deve ser usada com racionalidade”, sugere.
Os técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) se reúnem no próximo, dia 20 de janeiro, para dar um prognóstico técnico sobre a próxima quadra invernosa no Ceará.

Fonte: O Estado e fotos de CEBs Notícias.